Coren-MT realiza Desagravo Público a enfermeiro ofendido por médicos


11.12.2017

Na última terça-feira (05), no auditório da Câmara dos Vereadores de Aripuanã, enfermeiros, estudantes e autoridades públicas da região acompanharam o ato de Desagravo Público do enfermeiro, Rodrigo Dornelles do Nascimento.

O profissional teve as suas prerrogativas violadas depois de ter sido ofendido pelos médicos, Alcimar Bezerra Soares, José Everaldo Rodrigues Nascimento, Alice Mendes de Souza Neves Ludke e Renato Victor Rodrigues, quando ele exercia suas atividades de enfermagem no Hospital Municipal de Aripuanã. O qual resultou em abertura de Processo Administrativo Disciplinar pela Prefeitura Municipal de Aripuanã, situação que gerou mal-estar e grande constrangimento perante os colegas de trabalho. Após apurar as denúncias feitas pelos médicos, Rodrigo foi considerado inocente dos atos que os médicos o acusaram.

Segundo o presidente do Coren-MT, Eleonor Raimundo da Silva, a solenidade é uma forma de demonstrar solidariedade ao enfermeiro, que teve suas prerrogativas violadas quando foi ofendido pelos médicos. “A conduta dos médicos não só denigre a imagem do desagravado, como atenta contra todos os profissionais de Enfermagem e ataca a prática profissional da saúde. Além de desrespeitar os direitos do paciente e desacatar a instituição onde trabalha”.

O enfermeiro, Rodrigo Dornelles agradeceu o apoio irrestrito que recebeu do Coren-MT desde que denunciou o acontecimento. “Entendo que temos a obrigação de nos defendermos exatamente para dar o exemplo. Me sinto lisonjeado por ver os colegas juntos, encampando a minha luta. O que está acontecendo aqui mostra que, ao contrário do que alguns pregam, a Enfermagem ainda pode ser uma classe de profissionais unidos. E é assim que devemos nos portar diante de profissionais que queiram nos agredir verbalmente, devemos denunciá-los”. 

Ao fim, o presidente do Coren-MT, que conduziu o desagravo, afirmou que o momento representava a força e a união para mostrar a capacidade da Enfermagem em se defender e defender a sociedade. “O que nos movimenta é o amor e cuidado aos nossos pacientes, temos que ter a democracia, à ética e à liberdade”, completou.

Desagravo Público: instrumento de defesa dos direitos

O Desagravo Público é uma medida do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso em favor de um profissional da Enfermagem que tenha sido ofendido no exercício da profissão ou em razão dela. É um instrumento de defesa dos direitos e das prerrogativas dos profissionais de Enfermagem.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso

Rua dos Lírios, número 363, bairro Jardim Cuiabá, Cuiabá-MT | CEP: 78043-122

(65) 9 9623-2323 (Atendimento Ouvidoria via WhatsApp)

www.coren-mt.gov.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00