Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Veja a pauta da saúde no Senado


25.06.2018

Fornecimento de medicamentos para doenças raras

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) vai debater na terça-feira (26) as dificuldades para aquisição de alguns medicamentos especiais para doenças raras. O Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e representantes dos laboratórios Alexion Pharmaceuticals, Sanofi-Genzyme e Shire foram convidados para a audiência pública, que ocorrerá a partir das 14h.

Existem cerca de 13 milhões de pessoas com doenças raras no Brasil, segundo pesquisa da pesquisa da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa. São males como a Esclerose Lateral Amiotrófica (doença degenerativa do físico Stephen Hawking), o Hipotireoidismo Congênito (que causa uma forma de nanismo), a Doença de Pompe (mal genético que causa hipertrofia cardíaca na infância), a Fibrose Cística do Pâncreas ou do Pulmão e até mesmo a Doença Celíaca (intolerância ao glúten). Estima-se que haja 7 mil doenças raras diagnosticadas, sendo 80% delas de origem genética.

Crise das santas casas

Nesta terça-feira (26), a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) deverá debater com representantes das santas casas de misericórdia, de instituições filantrópicas e de secretarias municipais e estaduais de saúde a situação dos hospitais filantrópicos no Sistema Único de Saúde (SUS). A audiência foi requerida pelos senadores Dalírio Beber (PSDB-SC) e Marta Suplicy (MDB-SP) e deverá começar às 10h30.

As dívidas das santas casas e hospitais filantrópicos de todo o Brasil deram um grande salto em pouco mais de uma década. Em 2005, o deficit financeiro do setor era de R$ 1,5 bilhão. Em 2018, já estaria em R$ 23 bilhões, segundo a Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. A crise se reflete na capacidade de atendimento: de acordo com a entidade, em 2015 foram fechados 218 hospitais sem fins lucrativos, 11 mil leitos e 39 mil postos de trabalho.

Fonte: Ascom Senado

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso

Rua dos Lírios, número 363, bairro Jardim Cuiabá, Cuiabá-MT | CEP: 78043-122

(65) 9 9623-2323 (Atendimento Ouvidoria via WhatsApp)

www.coren-mt.gov.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00