Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

PARTICIPE! Audiência pública em MT vai debater Ead em Enfermagem


26.04.2016

Campanha do Cofen visa sensibilizar sobre os riscos da Ead em Enfermagem
Campanha do Cofen visa sensibilizar sobre os riscos da Ead em Enfermagem

Em função da grande responsabilidade com a vida do outro, parece inadmissível que uma profissão de saúde seja ministrada à distância, não é? Mesmo assim, o Ministério da Educação tem autorizado cursos de Ensino à Distância em Enfermagem, profissão que, além de conhecimento teórico e científico, demanda de conhecimento prático e atendimento direto com o paciente.

Para debater esse tema, a pedido do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren/MT), os deputados estaduais Oscar Bezerra e Leonardo Oliveira propuseram uma audiência pública na Assembleia Legislativa, no dia 11 de maio (véspera do Dia Mundial do Enfermeiro), às 13h30, no auditório Deputado Milton Figueiredo. Estarão presentes na ocasião representantes de várias frentes da sociedade civil organizada na atuação em Saúde. O evento é aberto a toda a população.

“Como um técnico ou um enfermeiro vai prestar assistência de Enfermagem, se não exercitar durante os estudos?”, questionou o presidente do Coren/MT, Eleonor Raimundo da Silva, em reunião com o deputado Oscar Bezerra, no Coren/MT, quando o parlamentar demonstrou bastante preocupação com o tema (leia matéria completa aqui).

O Conselho Federal, que está muito atuante na luta para impedir tal modalidade de ensino para a Enfermagem, estará presente na audiência pública em Mato Grosso. A preocupação do Sistema Cofen/Conselhos Regionais é uma formação precária, sendo colocada num mercado já saturado. É provável que caia a qualidade do serviço, bem como o reconhecimento profissional. “A Enfermagem exige habilidades teórico-práticas que não podem ser desenvolvidas sem o contato direto com o ser humano”, afirma o presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Neri.

Desde 2011, todos os conselhos profissionais têm posição contrária à formação por EaD na área de Saúde. O Cofen propôs o Projeto de Lei 2891/2015, que proíbe a graduação de enfermeiros e formação de técnicos na modalidade EaD. Apresentado pelo deputado Orlando Silva (PC do B – SP), o projeto já recebeu parecer favorável da comissão de educação.

A situação do ensino à distância de Enfermagem no Brasil é estarrecedora. A operação EaD, realizada pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais, com visita in loco a 315 polos de apoio presencial dos cursos, constatou a ausência de infraestrutura e condições de ensino. Sem laboratórios, biblioteca ou condições mínimas de apoio, a maioria dos polos não oferece sequer condições para a prática de estágio supervisionado. São mais de 35 mil vagas oferecidas por Instituições de Ensino Superior; mais de 90% estão ociosas por falta de interessados.

convite audiencia publica

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso

Rua dos Lírios, número 363, bairro Jardim Cuiabá, Cuiabá-MT | CEP: 78043-122

(65) 9 9623-2323 (Atendimento Ouvidoria via WhatsApp)

www.coren-mt.gov.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00