Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Infectologista alerta para cuidados no outono


22.03.2018

O outono chegou e com ele vem o surgimento de uma série de problemas de saúde para a população. Crianças, idosos e pacientes com doenças pulmonares estão classificados no grupo de risco, ou seja, são mais vulneráveis a quadros gripais.

Segundo a infectologista do Hospital Júlio Muller, Keyla Maia a maioria das doenças da estação é causada por vírus, que se multiplicam com maior facilidade quando o tempo está seco. 

A infectologista ressalta a importância da vacina como recurso na prevenção do resfriado, da gripe e pneumonia. A vacina pode se realizada em todas as pessoas após os seis meses, porém, determinados grupos de risco, cujas complicações secundárias são mais comuns e graves, possuem preferência na vacinação, como pessoas acima de 50 anos. A imunização antecipada permite que as pessoas vacinadas estejam protegidas.

Keyla lembra que é possível não ficar doente se seguir algumas recomendações, como se manter hidratado e ter uma alimentação balanceada, evitar ambientes fechados, lavar as mãos e higienizar com álcool.

“Nessa época do ano aumenta o fluxo de pacientes nos hospitais. Pelo tempo ser mais seco, os pacientes que já têm problemas respiratórios são mais propensos a ter crises de bronquite e asma”, explica a infectologista.

A campanha de vacinação contra a gripe começa em abril. As mortes provocadas pelo vírus influenza nos últimos anos foram de pessoas que não se vacinaram e faziam parte de grupos de risco, como gestantes, idosos e pessoas com doenças crônicas. Para esses grupos, que incluem também crianças menores de cinco anos, a vacina é distribuída gratuitamente na rede pública.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso

Rua dos Lírios, número 363, bairro Jardim Cuiabá, Cuiabá-MT | CEP: 78043-122

(65) 9 9623-2323 (Atendimento Ouvidoria via WhatsApp)

www.coren-mt.gov.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00