Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Eleições Coren/MT: Chapa candidata teve mais de 80% de aprovação

Novo grupo irá dirigir o Conselho de Mato Grosso entre 2015 e 2017.

16.09.2014

Os 14 conselheiros que irão gerir o Coren/MT nos anos de 2015 a 2017 foram confirmados na manhã desse domingo (14), após finalização do horário de votação em todos os estados brasileiros. A única chapa registrada para o pleito do Regional de Mato Grosso – Chapa Avançar Mais, encabeçada pelo atual presidente da entidade, Eleonor Raimundo da Silva, teve 81% de aprovação dos votantes. A eleição ocorreu entre as 8h do dia 13 e as 8h do dia 14, pelo site www.votaenfermagem.org.br.

O colégio eleitoral do Coren/MT foi composto de 12.887 aptos a votar, que eram todos os profissionais de enfermagem de Mato Grosso com as anuidades em dia ou débitos renegociados até o dia 18 de julho deste ano, em atendimento à Decisão Cofen nº 104/2014. Cerca de 13 mil profissionais de enfermagem é um número baixo, se compararmos ao montante atual de inscritos: 22.155. Observa-se, portanto, que o Conselho enfrenta uma inadimplência de quase 42%.

Dos aptos a votar, 6.875 profissionais de enfermagem atenderam ao chamado do Coren/MT, o correspondente a 53,35%. Desses quase 7 mil eleitores, 5.593 confirmaram a preferência nos candidatos; 573 optaram por votar em branco e 709 anularam o voto. Veja o resultado aqui.

A única chapa inscrita – “Avançar Mais” – foi composta pelos seguintes profissionais de enfermagem: os enfermeiros Eleonor Raimundo da Silva, Leocarlos Cartaxo Moreira, Marilza Helena Rodrigues Viana, Luiz de Figueiredo Almeida, para os cargos efetivos; os enfermeiros Helga Yuri Doi, Vagner Ferreira do Nascimento, Solange da Silva Lima, Israel Silveira Paniago, para a suplência de conselheiros; os técnicos e auxiliares de enfermagem efetivos Celso Monteiro de Aguiar, Eroisa de Mello Schaustz e Elaine Farias Franzolini; e os auxiliares e técnicos suplentes Ronaldo Pio de Souza, Josenice Martins de Castro, Renato Henrique da Silva.

Quem tiver interesse de saber mais sobre os candidatos eleitos e sobre os compromissos firmados pela chapa, pode acessar o blog do grupo neste link.

Parte dos componentes da Chapa Avançar Mais
Parte dos componentes da Chapa Avançar Mais

Os novos gestores assumem o mandato em 01 de janeiro de 2015. Os cargos de diretoria a serem preenchidos pelos conselheiros efetivos serão definidos por meio de votação interna entre os efetivos, conforme preceitua o Código Eleitoral do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, aprovado por meio da Resolução Cofen nº 355/2009.

Justificativa da ausência do voto

Se o profissional de enfermagem apto a votar não o fez por algum motivo, deve justificar a ausência para pleitear a isenção da multa eleitoral. Por 30 dias, a contar do fim das eleições (14/09), é possível apresentar a justificativa pelo site oficial de votação (www.votaenfermagem.org.br). Após esse prazo, o profissional de enfermagem terá mais 90 dias (120 dias ao todo) para encaminhar a justificativa ao Coren/MT, por correio.

A justificativa é necessária, pois o voto é obrigatório e a ausência implica em uma multa no valor de uma anuidade da categoria em que o eleitor é inscrito, conforme o Código Eleitoral do Sistema.

Mas justificar a ausência não isenta, automaticamente, da multa. Os motivos apresentados serão criteriosamente avaliados por uma comissão a ser designada para essa finalidade.

Por esse motivo, orienta-se que o profissional redija o motivo com clareza e, preferencialmente, apresente documentos comprobatórios do impedimento de votar.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso

Rua dos Lírios, número 363, bairro Jardim Cuiabá, Cuiabá-MT | CEP: 78043-122

(65) 9 9623-2323 (Atendimento Ouvidoria via WhatsApp)

www.coren-mt.gov.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00