Coren-MT ajuíza Ação Civil Pública por déficit de profissionais em Várzea Grande

Denúncia inicial foi recebida pela ouvidoria do conselho em janeiro de 2024

20.12.2024

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) protocolou uma Ação Civil Pública para regularizar o quadro de profissionais no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande. A medida foi tomada após constatações de subdimensionamento nas equipes de Enfermagem, com déficit de 110 enfermeiros e 60 técnicos e auxiliares.

A primeira denúncia foi recebida em janeiro de 2024 pela ouvidoria do Coren-MT e, após fiscalização, confirmou-se um déficit inicial de 170 profissionais. Apesar de notificações e tentativas de conciliação, o problema persistiu. Em outubro, nova denúncia encaminhada por trabalhadores reforçou a insuficiência de pessoal, o que motivou a judicialização do caso.

O processo judicial, registrado sob o número 102****-**.2024.*.**.****, visa obrigar o município a contratar os profissionais necessários para adequar o dimensionamento às exigências legais, garantindo um atendimento seguro à população.

O Coren-MT destaca que as denúncias são analisadas e resolvidas administrativamente em diversas etapas antes de qualquer medida judicial e reafirma seu compromisso de garantir que as condições de trabalho sejam respeitadas, assegurando um atendimento de qualidade à sociedade.

Fonte: Coren-MT

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso

Rua dos Lírios, número 363, bairro Jardim Cuiabá, Cuiabá-MT | CEP: 78043-122

(65) 9 9623-2323 (Atendimento Ouvidoria via WhatsApp)

www.coren-mt.gov.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00