Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren Mato Grosso se posiciona sobre caso do HGU

Investigação será baseada nas informações do prontuário e B.O.

26.07.2018

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) informa que já deu início às investigações sobre a possível participação de profissionais de Enfermagem no atendimento à paciente Luana Lacerda, de 21 anos, que denunciou a equipe médica do Hospital Geral Universitário (HGU), de Cuiabá, por negligência na realização do parto de seu filho, o que teria causado a morte da criança na última sexta-feira (20), depois de complicações e algumas semanas de internação. O caso ganhou repercussão na mídia local esta semana em Cuiabá e em todo o Estado.

Segundo o Departamento de Fiscalização do Coren-MT, os procedimentos de investigação serão baseados nas informações do prontuário médico e do Boletim de Ocorrência. Pela análise destes documentos, será possível observar qual a responsabilidade assumida por cada profissional e, a partir daí, tomar as medidas cabíveis, que podem incluir a instauração de processo ético.

Há outros casos de violência obstetrícia em investigação no Coren Mato Grosso, os quais tramitam em sigilo. Para além da fiscalização, o Conselho zela pela boa atuação do profissional na área obstétrica.

Por exemplo, no passado aprovou a proibição da participação de profissional de Enfermagem na realização de um procedimento voltado à aceleração do parto, a manobra de Kristeller, método que consiste na pressão sobre o ventre da parturiente, cujo uso é desaprovado pela Organização Mundial da Saúde, pelo Ministério da Saúde e pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso

Rua dos Lírios, número 363, bairro Jardim Cuiabá, Cuiabá-MT | CEP: 78043-122

(65) 9 9623-2323 (Atendimento Ouvidoria via WhatsApp)

www.coren-mt.gov.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00