Enfermeira toma posse e ocupa cargo de vereadora em Tangará da Serra

Eleita primeira suplente, Tania Niclotte deve ocupar o cargo pelos próximos 30 dias no lugar do vereador Romes Japonês (PV-MT).

03.12.2021

Foto: Arquivo Pessoal

No último dia 24 de novembro a enfermeira Tania Cristina Niclotte tomou posse e passou a ocupar uma das cadeiras da Câmara Municipal de Tangará da Serra (252 km de Cuiabá). Eleita como primeira suplente, a profissional segue durante os próximos 30 dias na vaga do vereador Romer Japonês (PV-MT), que se licenciou da Casa Legislativa do quinto maior município do estado. Buscando maior representatividade e apoio para as pautas da Enfermagem em Mato Grosso, Tania soma esforços ao lado de outras quatro mulheres também eleitas no município. 

Nascida em uma família composta por profissionais da Enfermagem, Tania conta que desde a sua graduação percebeu que apesar da grandiosidade da profissão, a área ainda é permeada por muitas dificuldades. “Sempre tive esse olhar do cuidado, mas naquela época eu percebia que era uma profissão difícil, ainda nos anos 2000 eu percebia uma desvalorização dos profissionais”, conta a vereadora. 

Apesar das dificuldades, a parlamentar rememora com orgulho da persistência em seguir buscando mudanças que pudessem promover a valorização dos profissionais da Enfermagem. “Desde a faculdade já sentia a necessidade de propor mudanças, percebia em mim muita vontade de buscar o novo para a nossa área”, afirmou. 

Ocupando a cadeira na Casa Legislativa, Tania reafirma a necessidade de outros profissionais também ocuparem a política como um meio de conquistar avanços para a profissão. “Assumi esse compromisso de entrar na política para que cada vez mais a Enfermagem esteja presente nos espaços. Precisamos de mais enfermeiros vereadores, prefeitos ou até mesmo deputados Essa é uma forma de buscarmos nossos direitos”, comentou. 

Diante da mobilização pela aprovação no PL 2564/2020, a vereadora declarou que segue tentando articular junto de colegas de outros partidos para garantir um resultado positivo. “Estou conversando com colegas dos outros partidos para que a gente consiga mais força na Câmara”, disse Tania. 

Com as Eleições Gerais de 2022 se aproximando, a parlamentar confirmou que pensa em prosseguir com sua carreira na política, dessa vez se lançando como Deputada Estadual. “Pretendo seguir com a minha carreira política, e já existe a possibilidade da minha pré-candidatura como Deputada Estadual. A ideia de assumir esse compromisso é justamente para pautar cada vez mais a Enfermagem nos espaços de decisão”, finalizou.

Enfermagem na Política

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante as Eleições Municipais de 2020 o estado de Mato Grosso contou com 90 enfermeiros candidatos (representando 0,70% do quantitativo total) e 103 técnicos e auxiliares de enfermagem (0,80%). Já em todo o Brasil foram 3.917 (0,70%) enfermeiros candidatos e 4.688 (0,84%) técnicos e auxiliares de enfermagem que tentaram uma vaga no legislativo ou executivo dos municípios.

Ainda segundo o TSE, do total de enfermeiros que se candidataram em todo o país, 705 conseguiram se eleger. Entre os técnicos e auxiliares de enfermagem o número cai para 382 candidatos eleitos. Quando observado os dados em Mato Grosso foram 26 enfermeiros eleitos e nove técnicos e auxiliares que conseguiram se eleger.

 

Fonte: Ascom / Coren-MT

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso

Rua dos Lírios, número 363, bairro Jardim Cuiabá, Cuiabá-MT | CEP: 78043-122

(65) 9 9623-2323 (Atendimento Ouvidoria via WhatsApp)

www.coren-mt.gov.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00