Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-MT cumprimenta Enfermagem da UFMT por nota máxima

Graduação de Enfermagem foi a única a alcançar esta pontuação no Inep entre todas as instituições públicas em MT

15.12.2020

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) cumprimenta os professores e alunos da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (FAEN/UFMT), campus Cuiabá, pela conquista da nota 5 (pontuação máxima) no Conceito Preliminar de Curso (CPC), avaliação feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado foi divulgado na última semana e aponta o Curso de Enfermagem da UFMT/campus Cuiabá como o único a alcançar este nível máximo de avaliação entre todos os cursos ofertados pelas universidades públicas no Estado de Mato Grosso.

“Como órgão de fiscalização e regulação profissional, reconhecemos a importância da qualidade do ensino para o fortalecimento da profissão e as suas boas práticas. É gratificante sabermos que contamos com uma formação de alta qualidade em nosso Estado, o que garante uma assistência de enfermagem também de alto nível à sociedade”, comemorou o presidente do Coren-MT, Antônio César Ribeiro.

Entre os 184 cursos superiores de instituições públicas e privadas, nas mais variadas áreas, analisados no Estado, a graduação em Enfermagem da UFMT foi um dos 7 a receberem nota máxima. No país, foram analisados 8.188 cursos e apenas 212 conseguiram o mesmo feito.

A nota vem da soma do desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), das condições de infraestrutura, do quadro de professores e dos aspectos didático-pedagógicos.

O CPC é usado como parâmetro para destinação de recursos federais e ações de supervisão e regulação da educação superior.

Para Ribeiro, que também é docente da FAEN/UFMT, campus Cuiabá, a conquista é do coletivo. “Agradecemos aos docentes, servidores, gestores e, principalmente, aos discentes pelo empenho em valorizar o conhecimento científico que a enfermagem detém”.

FAEN: 45 anos de história

→ 1970 – durante gestão do presidente Emílio Garrastazu Médici foi instituída a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Cuiabá. Desde então, ela vem contribuindo decisivamente para o desenvolvimento do Estado e do país.

→ 1975 – criação do curso de Graduação em Enfermagem do campus de Cuiabá, um dos primeiros da área da saúde oferecidos pela UFMT, e o primeiro de enfermagem do estado.

→ 1980 – grande investimento na capacitação de docentes. A Faculdade hoje conta com 27 doutores,12 mestres e 1 especialista.

Período de expansão, um dos exemplos: a atuação assistencial e gerencial que a enfermagem da UFMT passou a ter em unidades de saúde de Cuiabá, como o Hospital Universitário Júlio Muller.

→ 1990 – criada a Faculdade de Enfermagem e Nutrição (FEN).

→ 2004/2005 – desmembrada como Faculdade de Enfermagem (FAEN).

→ 2006: criado o Mestrado Acadêmico em Enfermagem.

visita da Profa. Celina Maria Araújo Tavares ao corpo docente da FAEN, 2017. À esq. o presidente do Coren-MT, Antônio César Ribeiro.

Atualmente, o Programa de Pós-graduação em Enfermagem oferta cursos de mestrado e doutorado e conta com seis grupos de pesquisa:

→ Grupo de Pesquisa Argos/Gerar

→ Núcleo de Estudos em Saúde Mental (NESM)

→ Grupo de Estudos em Saúde da Criança e Adolescente (GESCA)

→ Gestão, Educação e Formação em Saúde e Enfermagem (GEFOR)

→ Grupo de Estudos sobre Envelhecimento e Pessoa Idosa (GEEPI)

→ Estrutura, Organização e Gestão do Trabalho em Saúde e Enfermagem (TRIPALIUM)

Em nota, o Prof. Dr. Gímerson Érick Ferreira, coordenador de curso de Graduação em Enfermagem e a Profª Dra. Samira Reschetti Marcon, diretora da FAEN/UFMT, agradeceram a toda a equipe. Confira abaixo:

“A gestão da Faculdade de Enfermagem da UFMT, campus Cuiabá, comemora o resultado da avaliação e o reconhecimento da excelência do curso, e destaca que a nota máxima (conceito 5) é resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido há anos, em gestões anteriores, sempre de modo colaborativo e com a corresponsabilização de toda a comunidade acadêmica da FAEN, discentes, docentes, técnicos, gestores educacionais e profissionais dos serviços de saúde, que têm se envolvido e se dedicado ao curso de maneira surpreendente, comprometidos com a oferta da educação superior, pública, gratuita e de qualidade. Também reforça o agradecimento ao engajamento de todos os servidores docentes e técnicos, e em especial, dos discentes do curso, que consideram a razão de todo esse empenho, e dos últimos egressos que contribuíram para que os resultados fossem tão satisfatórios, participando ativamente do processo e alcançando ótimos resultados no Enade. Por fim, os gestores destacam o quão gratificante e enobrecedor é a profissão de docente e de gestão educacional, em instituição pública, não escondendo a alegria e satisfação com o reconhecimento da avaliação e com o atesto de que é possível, sim, fazer educação pública de qualidade, com relevância social para a comunidade, produzindo conhecimento e promovendo o desenvolvimento regional”.

 

Fonte: Ascom/Coren-MT

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso

Rua dos Lírios, número 363, bairro Jardim Cuiabá, Cuiabá-MT | CEP: 78043-122

(65) 9 9623-2323 (Atendimento Ouvidoria via WhatsApp)

www.coren-mt.gov.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00