Coren-MT emite nota de repúdio contra fake news do Cosems para evitar pagamento do piso da enfermagem

Entidade divulgou informação falsa de que o pagamento do piso está suspenso

02.06.2023

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) emitiu nesta sexta-feira (2) uma nota de repúdio contra material divulgado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) que afirma que o piso da enfermagem está suspenso, quando na verdade ele continua válido e deve ser pago a todos os profissionais.

Na nota, o Coren-MT reafirma a validade do piso da categoria, que deve ser aplicado tendo em vista que não existe a liminar que suspendia o pagamento foi derrubada e não existe nenhuma outra restrição jurídica que impossibilite que o direito dos trabalhadores passe a ser pago nos holerites.

“Não iremos aceitar que sejam divulgadas fake news que o piso está suspenso, que tem o objetivo de prejudicar os mais de 30 mil profissionais da enfermagem que trabalham nas prefeituras e no Estado de Mato Grosso. O piso é válido e aplicável, pois não há suspensão formal, já que a suspensão foi retirada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso”, diz trecho do documento.

Confira a nota na íntegra

“Depois de mais de 20 anos de luta pelo direito a um piso salarial, foi com tristeza que o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) recebeu a nota do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) onde é afirmado que o piso da categoria está suspenso por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

O material divulga inverdades sobre o piso da enfermagem e tenta, ao deturpar o julgamento que ocorre no STF, com o objetivo de criar mecanismos falsos para impedir o pagamento do piso da enfermagem pelos municípios mato-grossenses.

Não iremos aceitar que sejam divulgadas fake news que o piso está suspenso, informação que só irá prejudicar os mais de 30 mil profissionais da enfermagem que trabalham nas prefeituras e no Estado de Mato Grosso. O piso é válido e aplicável, pois não há suspensão formal, já que a suspensão foi retirada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso.

É preciso esclarecer que o que está em julgamento no STF é a liminar que irá determinar se o cumprimento do piso na rede privada será imediato ou não. No entanto, até o final dessa votação não existe nenhum empecilho para o pagamento desse direito conquistado com muita luta.

Reforçamos o nosso posicionamento em defesa dos profissionais da enfermagem que merecem respeito do Cosems/MT, entidade que deveria voltar seus trabalhos para a viabilização do piso e não pela retirada de um direito conquistado a duras penas pela categoria. Exigimos que a entidade se retrate e divulgue a informação verdadeira sobre o piso da enfermagem.

Cuiabá, 02 de junho de 2023
Diretoria Coren-MT”

Fonte: Ascom – Coren-MT

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso

Rua dos Lírios, número 363, bairro Jardim Cuiabá, Cuiabá-MT | CEP: 78043-122

(65) 9 9623-2323 (Atendimento Ouvidoria via WhatsApp)

www.coren-mt.gov.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00