Coren-MT dobra o número de enfermeiros fiscais e aumenta as instituições visitadas

Em 2022 foram realizadas 961 visitas em unidades de saúde em todo o estado

14.09.2023

Em 2020, como proposta para melhorar os serviços do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT), foi aumentado o número de enfermeiros fiscais. Dos cinco que atuavam na época, a autarquia passou a ter 11 profissionais na função, o que aumentou o número de estabelecimentos de saúde visitados anualmente.

Com o incremento no número de fiscais, todas as cinco subseções do Coren-MT – Rondonópolis, Cáceres, Tangará da Serra, Sinop e Barra do Garças – possuem um profissional nessa função. Em 2022 foram realizadas 961 visitas em unidades de saúde em todo o estado.

Nessas fiscalizações é verificado o exercício profissional, que pela legislação é o dever do Coren-MT em averiguar. As notificações mais comuns são sobre ausência de enfermeiro e inexistência de anotação de responsabilidade técnica (ART).

“O Coren-MT é um aliado do profissional de enfermagem que, muitas vezes, é submetido a condições que vão contra a legislação e as normativas da profissão. Nesse cenário, através da fiscalização, o Conselho que entra e cobra que a unidade de saúde faça as adequações necessárias para que seja realizada uma assistência de qualidade”, explica a presidente do Coren-MT, Lígia Arfeli.

Em 2022 foram realizadas 1.883 notificações nas unidades de saúde, sendo 633 sobre ilegalidades, isto, sobre questões que infringem a lei do exercício profissional, e 1.249 irregularidades, que ocorrem quando não são respeitadas as normativas que regem as atividades da categoria.

Fonte: Ascom – Coren-MT

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso

Rua dos Lírios, número 363, bairro Jardim Cuiabá, Cuiabá-MT | CEP: 78043-122

(65) 9 9623-2323 (Atendimento Ouvidoria via WhatsApp)

www.coren-mt.gov.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00