Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Chapa 2 vence as Eleições do Coren-MT


03.10.2017

A Chapa 2 – ‘Coren-MT Forte e Democrático’ venceu as eleições para o novo Plenário do Conselho Regional de Enfermagem – Coren-MT, no triênio 2018 – 2020, com 2.021 votos ( 51.1%) no Quadro 1. A apuração dos votos terminou na segunda-feira (02), às 22h. A posse dos conselheiros eleitos e eleição interna para a posse da nova diretoria do Coren-MT, deverá ocorrer no dia 30 de outubro.

Em segundo lugar, a Chapa 1 – ‘Juntos para Avançar Mais’ conquistou 1.933 votos (48.9%) no Quadro 1.

Já em relação ao Quadro 2 e 3, a Chapa 1 venceu com 3.892 votos (56.4%), sendo que a chapa 2 ficou com 3.004 votos (43.6%).

O presidente do Coren-MT, Eleonor Raimundo da Silva enalteceu o trabalho da equipe de apuração e a lisura do processo, além de destacar o fortalecimento da categoria nessas eleições.

“As eleições deste ano representaram um avanço importante, principalmente na participação dos profissionais, com destaque ao crescimento de votantes em todo o Estado. Porque depois desta eleição, quem sai fortalecida é toda a categoria”, destaca.

O candidato da Chapa 2 – Quadro I, Antonio César Ribeiro disse que vencer a eleição foi constatar a pertinência das nossas propostas de campanha e o quanto elas encontraram adesão entre os profissionais enfermeiros de Mato Grosso. O debate de ideias sobre a atual realidade do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso – Coren-MT, sobre como gerir a gestão do mesmo, foi um momento muito enriquecedor, pois, para além de nossas propostas, pudemos colher juntos aos profissionais de enfermagem impressões e sugestões que podem aprimorar nossa visão sobre o trabalho a ser desenvolvido.

“Vencemos uma disputa acirrada no Quadro l onde, por contingência legal, estão os componentes com prerrogativas centrais para a condução do Conselho. E, infelizmente, não conseguimos eleger o nosso Quadro II-III. Tal cenário configura uma pluralidade de posições e anseios entre nossos pares, no geral, e vamos trabalhar considerando essa realidade”.

Antonio César destaca que a ideia é a construção de um consenso que possibilite o fortalecimento da nossa entidade. O COREN-MT precisa ser forte e democrático, estas são as nossas metas centrais e para alcançá-las deixamos de ser Chapa A ou B para assumirmos daqui para frente a ideia de um grupo gestor coeso e comprometido com a mudança. “Em nome dos componentes da Chapa 2 – Coren-MT Forte e Democrático, agradeço a todos os nossos apoiadores e colegas que acreditaram nas nossas propostas e nos confiaram a possibilidade de uma nova gestão em nosso Conselho”.

Antonio César foi questionado de como será a sua gestão para com a categoria da Enfermagem. “Inicialmente, reafirmamos aqui as propostas expressas em nosso programa de campanha, onde comprometemo-nos com uma gestão para toda nossa categoria. Os profissionais de enfermagem devem ser o centro das nossas atenções. A realidade da enfermagem nos diferentes espaços de atuação da categoria nesse nosso estado gigante é muito diversa e os problemas e desafios não poderiam ser diferentes”.

Antonio César ressaltou que o primeiro passo será a construção de consenso entre os dois conjuntos de propostas que levaram a eleição dos grupos diferentes para o plenário do Conselho. A partir daí a ideia é capilarizar uma proposta de consenso entre as demais entidades, buscando o fortalecimento e a democratização dos espaços políticos da enfermagem mato-grossense.

“Outro grande desafio da Chapa 2 será ressignificar o trabalho de fiscalização do Conselho, inicialmente investindo na adequação quantitativa do corpo de fiscais e valorizando suas ações. A fiscalização é a alma de qualquer conselho profissional, que, por definição, deve ser a guardiã das boas práticas dos profissionais e sua relação no contexto da organização da prestação da assistência. Nem todas as questões são da alçada ou competência do Conselho, porém, nos propusemos realizar uma gestão articulada com as demais entidades da enfermagem (Sindicato e Associação), neste sentido, vamos empreender grandes esforços para reativarmos o Fórum das Entidades de enfermagem de Mato Grosso como um dos pilares de sustentação da nossa gestão, sempre com objetivo maior de defender o espaço profissional da enfermagem”.

Para finalizar ele informa que irá colocar em prática as proposições apresentadas na campanha, e, também precisa contar com o apoio e participação mais efetiva dos nossos pares, em especial dos Responsáveis Técnicos dos mais diferentes serviços, como geradores de demandas do nosso trabalho e parceiros das nossas ações.

O técnico em Enfermagem, Rodrigo Machado da Chapa 1 agradeceu a confiança dos profissionais de Enfermagem do Quadro 2 e 3 por acreditarem nas propostas apresentadas à categoria. “Agradeço aos profissionais técnicos e auxiliares que confiaram em nossa chapa 1 formada por pessoas comprometidas com a enfermagem. O resultado desta eleição é o reflexo do sentimento de dever cumprido, onde os profissionais entenderam o nosso recado, as nossas propostas e estão dispostos a lutar conosco por mais conquistas para a Enfermagem”, afirmou.

Eleonor afirma que as eleições para a nova gestão do Coren-MT foi um processo democrático e transparente, onde a Comissão Eleitoral trabalhou com muito afinco e imparcialidade esperada.

 

 

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso

Rua dos Lírios, número 363, bairro Jardim Cuiabá, Cuiabá-MT | CEP: 78043-122

(65) 9 9623-2323 (Atendimento Ouvidoria via WhatsApp)

www.coren-mt.gov.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00