NOVEMBRO AZUL: Homens, façam o exame de próstata!


06.11.2015

Novembro Azul

Já estamos em novembro e, automaticamente, vem o recado: “Homens, cuidem da saúde!” É o Novembro Azul chamando para a conscientização da importância da prevenção do câncer de próstata e, aproveitando o gancho, convidando para outros cuidados de doenças que acometem mais o sexo masculino.
O primeiro passo é combater o preconceito. O desconforto de se submeter a um exame de próstata e as possíveis brincadeiras dos amigos são menores que a doença. Como o índice de cura é alto em caso de diagnóstico precoce, vale a pena ignorar a “zoação”.

Os dados são preocupantes: Segundo Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata acomete um a cada seis homens no Brasil. As estimativas mostram que cerca de 69 mil novos casos foram diagnosticados somente em 2014 no país, um a cada 7,6 minutos. E o pior é que cerca de 13 mil brasileiros vão morrer em decorrência da doença, o que significa um óbito a cada 40 minutos.

Ainda conforme o Inca, o câncer de próstata é, no Brasil, o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

O câncer de próstata

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Depois do aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada. Daí a importância da realização do exame regular através do toque retal e do exame que mede o PSA (Antígeno prostático específico). Isso porque, em sua fase inicial, a doença não manifesta sintomas.

O recomendado é que, a partir de 50 anos, todo homem deve fazer o exame periódico. Se houver histórico familiar e se a pessoa for negra ou obesa, a idade baixa para 45 anos. Quando o câncer é detectado em fase inicial, a chance de cura é de 90%.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso

Rua dos Lírios, número 363, bairro Jardim Cuiabá, Cuiabá-MT | CEP: 78043-122

(65) 9 9623-2323 (Atendimento Ouvidoria via WhatsApp)

www.coren-mt.gov.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00