Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

NOTA PÚBLICA SOBRE RECORRENTES EPISÓDIOS DE VIOLÊNCIA NA ESF PARQUE DO LAGO (VÁRZEA GRANDE)


11.02.2026

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) manifesta profunda indignação diante dos dois episódios de violência ocorridos na ESF Parque do Lago, em Várzea Grande, que vitimaram profissionais da Saúde no exercício de suas funções.

Em menos de um mês, a enfermeira Angélica Tapajós dos Santos e a médica Brunna de Campos Pinheiro foram alvo de agressões físicas, ameaças e constrangimentos por parte de uma paciente, mesmo após o registro policial do primeiro caso, ocorrido no dia 12 de janeiro, e com audiência judicial já agendada, em claro desrespeito às instituições do Executivo e do Judiciário.

O episódio mais recente aconteceu no dia 09 de fevereiro demonstra a gravidade da situação e a vulnerabilidade dos profissionais de saúde. Se é possível colher um aprendizado desse caso, a reincidência das agressões pela mesma paciente reforça ainda mais as falhas na proteção dos trabalhadores e a urgência de medidas efetivas para garantir ambientes de trabalho seguros.

 

Diante dos fatos, o Coren-MT informa que:

1) Prestará acolhimento institucional e jurídico à profissional de Enfermagem;

2) Acompanhará formalmente os desdobramentos do caso junto aos órgãos de segurança e Justiça;

3) Encaminhará ofícios à Prefeitura de Várzea Grande, à Secretaria Municipal de Saúde e ao Ministério Público e Secretário de Estado de Segurança Pública, solicitando providências imediatas para garantir segurança nas unidades de saúde;

4) Reforçará a cobrança por protocolos de prevenção à violência contra profissionais da Enfermagem e demais trabalhadores da Saúde;

5) Atuará para que episódios como este não sejam tratados como casos isolados, mas como um problema estrutural que exige políticas públicas de proteção.

 

A violência contra profissionais da Saúde não é aceitável sob nenhuma circunstância por se tratar de um ataque direto ao cuidado, à dignidade do trabalho e ao direito da população a um atendimento seguro e humanizado.

O Coren-MT reafirma seu compromisso inegociável com a defesa da Enfermagem e da Saúde e seguirá atuando de forma firme para que agressões como essas não sejam naturalizadas, silenciadas ou repetidas.

 

Cuidar de quem cuida é uma responsabilidade coletiva.

Ferir quem cuida é ferir sua saúde.

 

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso – Coren-MT

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso

Rua dos Lírios, número 363, bairro Jardim Cuiabá, Cuiabá-MT | CEP: 78043-122

(65) 9 9623-2323 (Atendimento Ouvidoria via WhatsApp)

www.coren-mt.gov.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00