Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Em zona rural de MT, Coren garante atendimento de enfermagem com qualidade

Em Nossa Sra. do Livramento, após fiscalização, enfermeiro responsável foi convocado

25.06.2018

O trabalho de fiscalização do Coren-MT garantiu à população da zona rural do município de Nossa Senhora do Livramento (MT), a 38 km da capital, Cuiabá, um atendimento de enfermagem de melhor qualidade e com mais segurança. Desde março deste ano, a Unidade de Saúde da Família Rural Sul, que atende a moradores do município e região, passou a contar com enfermeiro responsável, o que não vinha de fato ocorrendo desde agosto de 2017.

A convocação de enfermeiro aprovado em concurso público para a unidade foi uma resposta da Prefeitura Municipal à fiscalização feita pelo Coren-MT na unidade, em fevereiro. Segundo denúncia anônima recebida pelo conselho, técnicos em enfermagem estavam desempenhando funções de planejamento, coordenação e avaliação, que estão fora de sua competência técnica e legal.

Os fiscais constataram também que a enfermeira que então respondia pela supervisão não permanecia no local nem se envolvia nas consultas, e que não estavam sendo feitas as visitas às áreas da zona sul cobertas pela unidade.

Além da médica, apenas técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde atuavam no local, onde são atendidas demandas como consultas, acompanhamento pré-natal e vacinas, além do atendimentos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

A convocação do enfermeiro aconteceu poucas semanas depois da notificação, garantindo o posto de trabalho, a valorização profissional e a qualidade na assistência. A chefe do Departamento de Fiscalização do Coren-MT, Flaviana Alves dos Santos Pinheiro, enfatizou a velocidade com que a Prefeitura atendeu à demanda, o que demonstra a representatividade do Coren-MT.

Ela explicou que a ausência do enfermeiro na unidade põe em risco a saúde da população, tendo em vista que as atividades acabam sendo executadas por pessoal sem habilitação técnica para a tomada de decisões.

“Conseguimos garantir o respaldo e a segurança aos profissionais que estão atuando e a qualidade da assistência. Agora a população sabe que as atividades de enfermagem estão sendo planejadas, coordenadas e avaliadas por um profissional devidamente habilitado”, disse ela.

Segundo a Assessoria de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde do município de Nossa Senhora do Livramento, o enfermeiro encontra-se em serviço há cerca de dois meses e, no momento, dá continuidade à assistência local, adaptando-se às demandas da comunidade. A fiscalização do Coren-MT tem circulado por municípios do interior de Mato Grosso, realizando também orientação aos profissionais.

Exemplo de fiscalização feita pela equipe do Coren-MT, no município de Confresa, interior de MT. No centro, a fiscal Edilanne Tomaselli Eubank

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso

Rua dos Lírios, número 363, bairro Jardim Cuiabá, Cuiabá-MT | CEP: 78043-122

(65) 9 9623-2323 (Atendimento Ouvidoria via WhatsApp)

www.coren-mt.gov.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00