Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-MT investiga denúncia contra o hospital São Judas Tadeu

A técnica de enfermagem Amanda Benício teria relatado falta de condições de trabalho e maus tratos a pacientes na unidade.

09.04.2021

O presidente Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren/MT), Antônio César Ribeiro, disse ao VGN No Ar, desta quarta-feira (07.04), que o Conselho está investigando as denúncias contra o hospital São Judas Tadeu, feitas pela técnica de enfermagem, Amanda Benício (38), na última quarta-feira (07.04)

Uma equipe de fiscalização está responsável pela apuração da denúncia e tem até 90 dias para concluir o trabalho.

“Nosso código de ética assegura ao trabalhador que recorra aos Corens sempre que a organização hospitalar deixar de oferecer condições para que ele exerça as boas práticas de enfermagem ou, ainda, caso o impeça do exercício dessas boas práticas”, disse.

Amanda fez um boletim de ocorrência, na segunda-feira (5), acusando o hospital de tirar oxigênio de pacientes com Covid-19 e deixá-los morrer na unidade. Além disso, estaria faltando insumos e medicamentos no Hospital onde a sedação estava sendo feita com morfina.Ela contou ainda, que os pacientes estariam sendo amarrados nas camas.

“Eu vi eles (médicos) desligando oxigênio dos pacientes. Estavam deixando os pacientes morrerem todos os dias”, relata a denunciante.

“Na denúncia, Amanda traz o termo ‘amarrar o paciente’, um termo que não é técnico; fala da asfixia de pacientes e da discussão de quem vive e quem morre. Seria muita irresponsabilidade a emissão de qualquer comentário, tanto no sentido de corroborar as informações da profissional, quanto de rechaça-las. Precisamos aguardar o resultado das investigações e ouvir a denunciante para só depois o Coren-MT emitir qualquer opinião”, completou.

César lembrou que o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM) também está fazendo sua investigação do caso, já que a profissional fez acusações sobre a conduta médica na unidade e não da conduta dos profissionais de enfermagem.

O Hospital

O hospital negou as denúncias e disse, por nota, que irá adotar medidas cíveis e criminais cabíveis contra a profissional.

“Sempre atuamos com profissionais sérios e comprometidos com a ética e o bem estar dos pacientes e assim permaneceremos nossa caminhada”, encerra outro trecho da nota.

Nota na íntegra

Hospital São Judas Tadeu vem, nesta oportunidade, negar veementemente todas as notícias veiculadas na data de hoje, 5 de abril de 2021, que envolvem condutas supostamente promovidas em desfavor da saúde dos pacientes.

As acusações espúrias foram proferidas por uma funcionária que trabalhou 50 dias na Instituição, e foi demitida na semana passada justamente por práticas dissonantes com as exigidas pelo Hospital e, por isso, utiliza-se dessa pauta com cunho de promover retaliação e vingança.

É evidente que as afirmações são desprovidas de qualquer fundamento e principalmente provas. Diante da gravidade, o Hospital está empenhado na adoção das medidas cíveis e criminais cabíveis em face da profissional e isso será a maior resposta que poderemos dar a população.

De qualquer forma, reforçamos que o Hospital São Judas Tadeu é uma Instituição séria e respeitada, com histórico de excelência em serviços prestados à população cuiabana há mais de 35 anos.

Sempre atuamos com profissionais sérios e comprometidos com a ética e o bem estar dos pacientes e assim permaneceremos nossa caminhada.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso

Rua dos Lírios, número 363, bairro Jardim Cuiabá, Cuiabá-MT | CEP: 78043-122

(65) 9 9623-2323 (Atendimento Ouvidoria via WhatsApp)

www.coren-mt.gov.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00