Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-MT alerta sobre prescrição do “Kit Covid-19”

Não há evidencias cientificas sobre a eficácia de medicamentos e nem respaldo legal para a prescrição

06.07.2020

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) emitiu nesta segunda (6) nota de esclarecimento onde alerta os enfermeiros sobre a prescrição de medicamentos do chamado “kit Covid-19” a pacientes com sintomas iniciais da doença.

De acordo com o conselho, não há respaldo legal para a prescrição, nem evidencias cientificas sobre a eficácia de medicamentos como a hidroxicloroquina e a ivermectina no tratamento e prevenção da Covid-19, sendo que a única estratégia cientificamente reconhecida de combate à doença é a prevenção do contato com o vírus.

Além disso, o Código de Ética da Enfermagem proíbe a prescrição de remédios que não estejam estabelecidos em programas de saúde pública e/ou em rotina aprovada em instituição de saúde, exceto em situações de emergência.

“Certamente não seria o caso para pacientes portadores de sintomas relativos, somado à ausência de protocolos formais e inequívocos no rol dos programas de saúde pública do Ministério da Saúde/Brasil”, diz a nota.

O Coren-MT aponta, ainda, os riscos à saúde pública e à conduta ética profissional. “A Consulta de Enfermagem, bem como a prescrição mediante protocolos, é fundamental para o acesso universal à saúde. Contudo, a realização desta atividade à margem dos protocolos ministeriais caracteriza ato ilegal, podendo o executor responder processo ético/disciplinar”, diz outro trecho.

Baixe o documento em anexo (NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 001/2020/COREN-MT).

Anexos:

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso

Rua dos Lírios, número 363, bairro Jardim Cuiabá, Cuiabá-MT | CEP: 78043-122

(65) 9 9623-2323 (Atendimento Ouvidoria via WhatsApp)

www.coren-mt.gov.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00