Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Combate a violência na Enfermagem é pauta de Audiência Pública em São José dos Quatro Marcos

Conselho marca presença na reunião, defende interesses da Enfermagem e destaca necessidade de medidas legais para proteção dos profissionais

10.02.2026

Ontem (9/2), a primeira audiência pública de “Enfrentamento à Violência Contra os Profissionais da Enfermagem” do município de São José dos Quatro Marcos foi realizada. Promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT), o evento reuniu pessoas de diversos locais do setor público, profissionais da saúde e membros da sociedade local. A pauta principal foi apresentada no início do encontro e recebeu sugestões de ações para combater o problema, que se tornou uma necessidade.

Conscientizar sobre a violência sofrida pela assistência é essencial, pois ela representa 87,27% da força de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, o assunto principal durante a reunião foi a criação de um Projeto de Lei para a proteção dos profissionais. Além de servir como meio de politizar a população sobre o tema, ele garante medidas legais para a proteção da Enfermagem dentro de Unidades de Saúde.

Bruna Santiago, presidente do Coren-MT, explica que as agressões podem ocorrer de diversas formas e todas precisam ser neutralizadas. “Não estamos falando apenas de xingamentos, estamos falando de ameaças, dedos apontados, celulares expondo os profissionais, intimidação, coação, agressão física, contra quem sempre esteve presente cuidando da vida de outras pessoas”, disse durante o evento.

Muitos profissionais não denunciam quando são expostos à violência, e em muitos momentos, ficam doentes devido à posição de vulnerabilidade em que acabam. Isso também significa que 76% da população, que depende diretamente do sistema, pode sofrer com a falta ou qualidade do atendimento.

O abuso dos profissionais da saúde gera fragilidade e insegurança no ambiente de trabalho, como apontam dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Entre a assistência, 63,2% estão em um local que classificam como inseguro, com 39,1% deles não sentindo nenhum tipo de proteção enquanto exercem a profissão.

Ações precisam ser tomadas e as audiências são o primeiro passo para lutar pela segurança da Enfermagem. Todos, desde a assistência até os membros comuns da sociedade, precisam fazer sua parte.

Fonte: Ascom/ Coren-MT

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso

Rua dos Lírios, número 363, bairro Jardim Cuiabá, Cuiabá-MT | CEP: 78043-122

(65) 9 9623-2323 (Atendimento Ouvidoria via WhatsApp)

www.coren-mt.gov.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00