Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Audiência Pública em Mirassol d’Oeste traz resultado imediato a Enfermagem

Principal hospital da cidade, aberto 24h, passa a contar com vigilância noturna em defesa dos profissionais de saúde

11.02.2026

A primeira Audiência Pública de combate à violência contra profissionais da Enfermagem com resultados concretos ocorreu em Mirassol d’Oeste no dia 10/2. Realizado para discutir a pauta sobre a vulnerabilidade vivida na assistência, a reunião recebeu cidadãos de diferentes esferas na Câmara dos Vereadores do município. O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) marcou presença e liderou a discussão.

Em seu discurso de abertura, Bruna Santiago, presidente da instituição, abordou o papel da categoria e o tema principal, posicionando-se em defesa dos profissionais.

“Nossa força de trabalho é gigante e tem que tomar posse de algo que sempre foi dela, não somos meros executores de tarefas, mas sim protagonistas do cuidado. É um prazer estar aqui com vocês debatendo um assunto indispensável, a nossa segurança e proteção, para a gente se sentir bem em um ambiente que, às vezes, ocupamos mais que nossa casa, que é o trabalho”, falou.

Outra questão surgiu durante a reunião, relatos sobre agressões e ameaças feitas pela população com o poder público utilizado como instrumento de coerção foram realizados. Em resposta às colocações, representantes do município assumiram um compromisso, a interferência nos serviços de saúde não será tolerada.

A falta dos direitos básicos previstos no Art. 196 da Constituição revela a precarização vivida pela maior força de trabalho na saúde. Na prática, 32,5% dos profissionais não são assistidos e 17,3% recebem cuidado “às vezes”, isso significa que 49,8% não têm amparo institucional quando são agredidos. Os dados da pesquisa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) destacam a importância da missão atual do Coren-MT e contam sobre a negligência institucional vivida pela categoria.

Mirassol d’Oeste já está à frente da mudança em relação a muitas cidades mato-grossenses. Após a audiência, o município passou a contar com vigilância no período noturno no Hospital Samuel Greve, aberto 24h. Além disso, outras medidas entraram em planejamento para serem executadas localmente.

Fonte: Ascom/ Coren-MT

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso

Rua dos Lírios, número 363, bairro Jardim Cuiabá, Cuiabá-MT | CEP: 78043-122

(65) 9 9623-2323 (Atendimento Ouvidoria via WhatsApp)

www.coren-mt.gov.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00