Ministério da saúde informa: 8 passos para identificar Fake News

Avalie a fonte, o site, o autor do conteúdo

04.09.2018

No início do ano, um texto acompanhado de áudio em tom de alarde começou a circular em aplicativos de mensagens, gerando apreensão em quem o recebia. “Nova gripe que está chegando no Brasil promete matar muita gente”. Era sobre o vírus AH2N3. Mas logo o Ministério da Saúde esclareceu a questão e reforçou a necessidade de checar a informação antes de compartilhar. “Não existe o subtipo “H2N3” de vírus da influenza no Brasil. Essa é uma informação inverídica que está circulando nas mídias sociais”, alertou a pasta.

Fake News é uma expressão em inglês que significa notícias falsas. Esse tipo de informação tem ganhado repercussão com a velocidade com que elas são divulgadas, com a popularização das redes sociais e de aplicativos de mensagens.

As pessoas compartilham conteúdos com amigos e familiares sem saber se aquilo é verdade ou não. Mas o que para uns pode ser uma brincadeira, na verdade pode ter um impacto negativo sério, sobretudo na área da saúde.

As vacinas são um dos principais alvos de fake News. E o medo gerado por conta dessas notícias falsas pode ter graves consequências, como o retorno de doenças já eliminadas e morte de crianças por doenças evitáveis pela vacinação.

Como identificar uma fake News

Há diferença entre boato e fake News? A diretora de Estratégia Digital da agência FSB Comunicação, Érika Abe, explica que, a rigor, o boato é um tipo de fake News, quando se entende apenas como uma mensagem falsa. “Notícia falsa é um boato, um mito, uma lenda urbana. Mas o que hoje a gente chama de fake News é a notícia que tenta beneficiar alguém, prejudicando outra pessoa”, alerta Abe. Ela explica, ainda, que, para o leitor desatento, esses tipos de notícias se passam por verdadeiras. Portanto, tenha senso crítico ao ler uma notícia e leia todo material e não apenas o título e subtítulo.

Há vários tipos da fake News: texto verdadeiro, mas título e subtítulos falsos; texto e título verdadeiros, mas foto falsa; tudo falso; entre outros. Vejam algumas dicas para avaliar se uma notícia antes de ir compartilhando nas redes sociais e aplicativos de celular.

PASSOS PARA IDENTIFICAR FAKE NEWS

1. Avalie a fonte, o site, o autor do conteúdo. Muitos sites publicadores de fake News têm nomes parecidos com endereços de sites de notícias. Portanto, avalie o endereço e verifique se o site é confiável, missão. Também veja se outros conteúdos do site também são duvidosos.
2. Avalie a estrutura do texto
Site que divulgam fake News costumam apresentar erros de português, de formatação, letras em caixa alta e uso exagerado de pontuação.
3. Preste atenção na data da publicação
Veja se a notícia ainda é relevante e está atualizada.
4. Leia mais que só o título e o subtítulo
Leia a notícia até o fim. Muitas vezes, o título e o subtítulo não condizem com o texto.
5. Pesquise em outros sites de conteúdo
Duvide se você receber uma notícia bombástica que não esteja em outros sites de notícia.
6. Veja se não se trata de site de piadas
Alguns sites de humor usam da ironia para fazer piada.
7. Só compartilhe após checar se a informação é correta
8. Use o Saúde Sem Fake News

Mande sua uma mensagem duvidosa sobre saúde ao novo canal do Ministério da Saúde.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso

Rua dos Lírios, número 363, bairro Jardim Cuiabá, Cuiabá-MT | CEP: 78043-122

(65) 9 9623-2323 (Atendimento Ouvidoria via WhatsApp)

www.coren-mt.gov.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00