Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Após notificações, unidades regularizam EPIs inadequados

Em Cuiabá e em Salto do Céu

13.05.2020

O Hospital Santa Helena, em Cuiabá, comunicou ao Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) que vai regular até sexta-feira (15) o fornecimento de máscaras de proteção aos profissionais de saúde que atuam no local.

O hospital foi notificado pelo conselho depois de perícia realizada na última semana, onde se constatou a falta de máscaras cirúrgicas e de especiais modelo N-95/PFF2, essenciais para evitar contaminação biológica, além do uso de máscaras caseiras, fora das especificações indicadas pelas autoridades sanitárias.

Segundo a mais recente Nota Técnica 4/2020, da Anvisa, as máscaras cirúrgicas são obrigatórias na triagem de pacientes com sintomas respiratórios, na triagem preliminar de profissionais da saúde e em áreas de assistência, como quartos, consultórios e Centro de Material e Esterilização (CME). Neste três últimos casos, elas devem ser utilizadas juntamente com o EPI julgado necessário, de acordo com situações específicas.

Máscaras de modelo N95/PFF2, juntamente com óculos de proteção, gorro descartável, avental e luvas devem ser usados em áreas como os quartos e boxes onde há contato direto com pacientes confirmados ou suspeitos de Covid-19.

De acordo com a Gerência de Enfermagem do Santa Helena, desde a última segunda-feira (11), estão sendo fornecidas máscaras N95 e de TNT para utilização na sala de parto, no centro cirúrgico, na UTI adulto e no CME, e o produto será fornecido a todos os profissionais que atuam na assistência até o final desta semana. O hospital alegou dificuldades na compra de máscaras, devido a seu alto custo no mercado.

 

Também estão sendo regularizados os EPIs nas Unidades de Saúde da Família Agenezio Novaes de Araújo e Sebastião Antônio da Silva, Hospital Municipal José Thomaz Correia, no município de Salto do Céu, 349 km de Cuiabá. Nos três locais, a fiscalização constatou o uso de máscaras do tipo PFF1, não adequada para ambiente hospitalar e, no Hospital Municipal, também o uso de macacões sem proteção contra risco biológico.

De acordo com as gerências de enfermagem das três unidades, a compra de máscaras modelo N95 e a regularização da oferta de EPI deve ser concluída esta semana.

Fiscalizações

Problemas envolvendo equipamentos de proteção individual estão entre as principais denúncias recebidas pelo Coren-MT, que desde março tem inspecionado as condições de trabalho ofertadas aos profissionais de saúde. Até meados do mês de abril, 315 notificações já haviam sido expedidas, uma grande parte delas devido a

Com uma equipe de fiscais lotados em Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Cáceres, Tangará da Serra e Barra do Garças, além da fiscalização local, o Coren-MT participa do levantamento nacional que dá origem ao Observatório da Enfermagem (http://observatoriodaenfermagem.cofen.gov.br/), onde são armazenados dados sobre o impacto da Covid-19 sobre a vida dos profissionais de enfermagem em todo o país.

O Coren-MT recebe denúncias pelo telefone da Ouvidoria – (65) 99623 2323 – e pelo contato direto com seus fiscais, nos números abaixo:

Sede (Cuiabá e região)
Alcebiades Moreira (65) 99995-8364
alcebiades.fiscal@coren-mt.com.br

Edilanne Tomaselli de Oliveira Eubank: (65) 99997-9054
edilanne.fiscal@coren-mt.com.br

Elvane Lisita Gomes (65) 99971-9209
elvane.fiscal@coren-mt.com.br

Sinop e Região
Maurício de Oliviera: (65) 99983-0677
mauricio.fiscal@coren-mt.com.br

Tangará da Serra e Região
Carlito Sérgio Augusto: (65) 99995-7296
carlito.fiscal@coren-mt.com.br

Rondonópolis e Região
Cintia Ribeiro: (65) 99964-3281
cintia.fiscal@coren-mt.com.br

Barra do Garças e Região
Fábio Spanholo : (65) 99962 2691
fabio.fiscal@coren-mt.com.br

Cáceres e Região
Daianni Vasconcelos: (65) 99964-3527
daianni.fiscal@coren-mt.com.br

 

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso

Rua dos Lírios, número 363, bairro Jardim Cuiabá, Cuiabá-MT | CEP: 78043-122

(65) 9 9623-2323 (Atendimento Ouvidoria via WhatsApp)

www.coren-mt.gov.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00