19/01/2023

Coren-MT repudia fala de participante do BBB sobre profissional da enfermagem

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) emitiu

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) emitiu nesta quinta-feira (19) uma nota de repúdio à fala do participante Fred Nicácio sobre uma profissional da enfermagem na última terça-feira (17), no programa Big Brother Brasil (BBB). Para o Coren-MT esse tipo de atitude demonstra o preconceito que muitos profissionais ainda têm de que a enfermagem é uma categoria “inferior” e subordinada às demais.

Na fala em questão, Fred Nicácio lembrou uma experiência de quando era fisioterapeuta e uma enfermeira não permitiu que ele fizesse uma entubação, o que ele afirmou ter ocorrido por racismo. Anos depois ele voltou ao mesmo hospital como médico e a mesma profissional teve que auxiliá-lo. O participante do BBB afirmou que a trabalhadora teve que ser “minha enfermeira”, se colocando em lugar de superioridade.

Confira a nota do Coren-MT

“O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) vem a público repudiar a fala do médico Fred Nicácio no Big Brother Brasil a respeito do papel da enfermagem na equipe de trabalho.

Enfatizamos que a enfermagem é uma profissão regulamentada e autônoma e não está subordinada à nenhuma outra categoria, tendo trabalho de igual importância aos demais profissionais.

Condenamos qualquer fala ou atitude que desvalorize o trabalho da enfermagem brasileira e que a coloque em posição de inferioridade dentro das unidade de saúde, sejam elas públicas ou privadas. Defendemos o tratamento respeitoso de todos os profissionais, assim como a valorização do trabalho daqueles que estão 24 horas no cuidado com o paciente, do nascimento à morte, e são responsáveis por manter a saúde viva.”

Diretoria Coren-MT

Fonte: Ascom – Coren-MT